dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Ameixa      
Produtores buscam soluções para doença que ameaça cultura
Plantio de alta densidade associado à escolha de variedades resistentes adequadas pode garantir produção da cultura
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo e Pedro Zuazo
01/07/2010

Cultivada nas regiões frias, principalmente no Sul do País, a ameixa é uma das frutas mais valorizadas no mercado nacional. Mas a grande demanda pelo produto tem um motivo: a enorme dificuldade de cultivo. O principal inimigo da cultura no Brasil é uma doença de escaldadura das folhas causada pela bactéria Xylella fastidiosa, uma versão do amarelinho dos citros. Sem ferramentas para evitar a disseminação da praga e sem a oferta de variedades resistentes que ofereçam produtos de boa qualidade, produtores e pesquisadores buscam soluções para o problema que ameaça a produção nacional.

Além do território nacional, a doença já assola o sul dos Estados Unidos e a Argentina, país através do qual foi introduzida no Brasil. No resto do mundo praticamente não há relatos da bactéria. De acordo com o pesquisador Marco Anônio Dalbó, chefe da estação experimental de videira da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), o problema é semelhante ao que se deu com a doença dos citros. Nesse caso, entretanto, foi criada uma legislação para proibir a produção de mudas a campo, sendo toda ela feita em viveiros e com materiais livres, ou seja, variedades resistentes à doença.

— Se tivéssemos feito o mesmo com a ameixeira, teríamos eliminado a maior parte da transmissão e não teríamos tantas áreas contaminadas. Esse foi o grande avanço que a cultura dos citros teve e a ameixa não. Os produtores de ameixa também deveriam investir na plantação de materiais que não tivessem a doença, mas não estão conscientes disso — explica.

Se, por um lado, os produtores não têm consciência da necessidade de utilizar materiais livres, por outro, a oferta de mudas não tem capacidade em qualidade e nem em quantidade de atender a essa demanda. Mesmo com as dificuldades de produção, foram desenvolvidas tecnologias que permitem o cultivo da ameixeira no Brasil. Já existem cultivares resistentes, mas os materiais são de baixa qualidade e não correspondem às exigências do mercado. Dessa forma, o produtor se vê em um complexo dilema: plantar variedades resistentes para preservar a cultura ou cultivar o material tradicional para conquistar o mercado?

Na opinião de Dalbó, a melhor opção é plantar material livre da bactéria, medida que permite a produção de pelo menos três safras até que a bactéria colonize toda a planta. Nas áreas já contaminadas, os produtores devem trabalhar com a plantação em alta densidade, garantindo vigor das plantas e antecipando a produção. Nesse caso, o produtor irá colher poucas safras, mas o volume de frutos compensa o investimento. Essas práticas, associadas à escolha da variedade adequada, permitem que o plantio de ameixa no Brasil se mantenha, mesmo com todas as dificuldades.

Danos causados

A bactéria Xylella fastidiosa se instala no cilema da plantas, que é o tecido condutor de água e seiva bruta. Ao colonizar o xilema, a bactéria produz uma goma que vai entupindo os vasos e promove um sintoma de estresse hídrico pela impossibilidade de transporte de água para as pontas dos galhos. Quanto mais distante da raiz a bactéria se instalar, mais intensos são os sintomas. Como consequência, as folhas acabam se queimando, principalmente nas bordas. Com a evolução desse sintoma, a planta seca e morre.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada